Relacionamento e visão de negócios são fundamentais para profissionais de TI

17 de novembro de 2014, by , Posted in Notícias, 0 Comment

Uma pesquisa feita pela multinacional norte-americana de gestão de pessoas ManpowerGroup revelou que que o profissional de Tecnologia da Informação está entre os 10 mais procurados no Brasil e no mundo. Segundo Giovana Guimarães Piazzetta, analista de recrutamento e seleção da eWave do Brasil, há uma carência de profissionais no mercado, principalmente os de qualificações adequada.

Piazzetta comenta que “no mercado de TI, assim como em outras áreas, também é possível perceber um déficit na qualidade do profissional”. Por esta razão, segundo ela, os recrutadores buscam por pessoas que estão sempre procurando estudar e aprimorar seus conhecimentos. A analista diz que a exigência das provas de certificações contribui para a comprovação da qualidade do profissional.

Outro fator importante para os profissionais de TI, além das certificações, é o conhecimento específico avançado dentro de uma das inúmeras áreas que o setor abrange. “O universo de TI é um mundo totalmente à parte das demais esferas do mercado. São inúmeras tecnologias, nomenclaturas e atividades e os profissionais precisam se especializar em determinada área e buscar a fundo o conhecimento teórico e prático do assunto, além de acompanhar as atualizações”, observa Piazzetta.

As atividades de um profissional de TI não englobam apenas aspectos técnicos como antigamente. Hoje, “as empresas buscam profissionais que saibam trabalhar em equipe, que consigam se comunicar com clareza e exatidão e tenham capacidade de negociar”.

A analista ainda ressalta que os profissionais desta área precisam discutir projetos com maleabilidade, procurando encontrar, com as outras áreas da empresa, as melhores soluções de TI para consolidar bons resultados. Uma visão ampla de negócios é fundamental para entender que a tecnologia é uma ferramenta que pode garantir mais competitividade para a empresa.

Matéria completa: http://corporate.canaltech.com.br





Os comentários estão fechados.