Ver problemas: dar soluções

27 de outubro de 2014, by , Posted in Notícias, 0 Comment

Quanto mais nossa atitude é negativa e carregada de coisas ruins, mais desgaste e perda da boa energia nós causamos (a nós mesmos e ao nosso redor). É preciso mudar o comportamento e passar a analisar os pontos positivos das situações

Não é difícil encontrar pessoas que têm o hábito de reclamar de tudo, de ser contra tudo e de achar que entende de tudo. Popularmente conhecidas como chatas, essas pessoas quase nunca apresentam soluções e ideias para mudar aquilo que as incomodam.

Reclamar é natural e até saudável, pois, assim, é possível estabelecer comunicação para buscar melhorar situações, convivências, ambientes etc. Porém, é importante que se tenha bom senso e que não se confunda reclamação com rabugice.

O rabugento tem por estilo de vida a reclamação, a contrariedade. E isso está ligado à personalidade, à energia de cada um. O ato de reclamar é, ao contrário, o apontamento de um problema, de uma falha de comunicação, de atitude, e deve ser colocada como meio de melhoria e não como característica pessoal.

Agora, é importante refletir sobre o que se reclama, pois o que se espera é que sejam apresentadas soluções para o que se reivindica.

Isso vale para tudo: para a convivência familiar, no ambiente de trabalho, nas escolhas a fazer, a exemplo das eleições que estamos vivendo este ano. O que se vê é muita reclamação (tanto dos políticos como do povo) sobre a situação do país, as figuras políticas etc., além dos ataques fervorosos no jogo eleitoral. Todavia pouco se percebe de ideias e propostas que representem as soluções que todos tanto almejam.

Fato é que diante de tais posturas a única coisa que se conquista é um desgaste emocional e uma perda de energia acentuada, e a reação é, consequentemente, uma concentração grande de energia negativa. E precisamos de energia positiva para percorrer caminhos de sucesso.

Ou seja, quanto mais nossa atitude é negativa e carregada de coisas ruins, mais desgaste e perda da boa energia nós causamos (a nós mesmos e ao nosso redor). É preciso mudar o comportamento e passar a analisar os pontos positivos das situações. Assim, as ideias e as soluções vão surgir e, a partir disso, a convivência nos diferentes setores da vida se tornará mais fácil, mais amena, afinal, quem é que gosta de estar perto de alguém com atitudes negativas?

Então é fundamental (e saudável) tentar buscar soluções para os problemas e aflições, evitando o negativismo e o vício da reclamação desmedida.

Matéria completa: http://www.administradores.com.br/





Os comentários estão fechados.